por: editorial

|

Categorias: Saúde

Bruxismo – O que é e como tratar?

Quem nunca acordou com fortes dores nos músculos da face, dor de cabeça ou na articulação ao fazer movimentos de abertura e fechamento da boca? E quem nunca, ao estar preocupado ou estressado, percebeu que começa a apertar ou ranger os dentes involuntariamente? Você pode estar sofrendo de Bruxismo.

O que é Bruxismo?

Bruxismo se caracteriza pelo hábito de apertar ou ranger os dentes. Está frequentemente associado à quadros de estresse e é mais comumente observado no período noturno.

O que causa Bruxismo?

-> Estresse, ansiedade, tensão, preocupação;

-> Desalinhamento dental/ mordida incorreta.

-> Resposta à dor de ouvido ou dor de dente;

-> Efeito colateral de alguns remédios psiquiátricos;

-> Sintoma associado do Parkinson, Paralisia Cerebral, Apnéia do Sono.

Quais são os sintomas do Bruxismo?

-> Desgaste excessivo e anormal dos dentes;

-> Trincas ou fraturas de dentes;

-> Dor, cansaço e desconforto nos músculos da face ao abrir e fechar a boca;

-> Dor de cabeça;

-> Sensibilidade dentária;

-> Ferimentos na língua

Qual o tratamento do Bruxismo?

Primeiramente, é necessário que se reconheça a causa do Bruxismo. Como citado anteriormente, isso muda de paciente para paciente.

Se a causa for um desalinhamento dental ou uma mordida incorreta:

-> Alinhamento ideal dos dentes com aparelhos ortodônticos;

-> Desgastes seletivos dos dentes ou acréscimo de material restaurador para eliminar pontos que impedem uma mordida correta.

Se a causa for estresse, tensão, preocupação:

Neste caso é essencial que se busque formas de relaxamento. O paciente precisa diminuir ou, de preferência, cortar tensões emocionais. Atividade física, ioga, terapia e até medicamentos ansiolíticos podem ajudar.

Para controlar os sintomas do Bruxismo, é indicada a utilização de placas interoclusais (ou placa de mordida). Elas podem ser flexíveis (de silicone) ou rígidas (acrílica), dependendo do caso. Elas tem como objetivo restringir os movimentos dos músculos envolvidos na mastigação e reduzir o atrito que gera desgaste, fratura e trincamento dos dentes.

IMPORTANTE**

Os movimentos intensos e repetidos da mandíbula que ocorrem no bruxismo fazem com que os músculos da mastigação sejam muito solicitados, sobrecarregando-os. A consequência disso é a dor e a diminuição da coordenação desses movimentos. Esse fator pode contribuir com alterações da articulação do paciente (ATM – articulação temporomandibular), resultando no que chamamos de Disfunção Temporomandibular (DTM).

A DTM caracteriza-se por um funcionamento anormal da própria articulação e das estruturas associadas (ligamentos, músculos, ossos, dentes e estrutura de suporte dentário). Esse mal funcionamento pode comprometer a mastigação, a fala e a deglutição.

Em um segundo momento disponibilizaremos um texto detalhado sobre DTMs. Confiram!!