Implantes com Carga Imediata
A reabilitação de dentes perdidos com implantes osteointegráveis se estabeleceu ao longo dos anos como o tratamento padrão ouro na prática odontológica. Com cada vez mais profissionais fazendo este tipo de reabilitação e muita propaganda, o tema implantes com carga imediata é fonte de muitas dúvidas por parte dos pacientes. O que seria exatamente implantes com carga imediata?
Carga Imediata x Carga Tardia
Quando falamos que um implante receberá uma carga tardia significa dizer que, após a instalação do mesmo dentro do osso, aguarda-se um tempo de cicatrização para só depois ser confeccionada a prótese que irá entrar em função (carga mastigatória).
No casos dos implantes com carga imediata a prótese é instalada na mesma sessão da cirurgia de instalção dos implantes ou no pós-operatório imediato (24 a 48h).
A carga imediata é indicada para qualquer caso ?
Não! Ao contrário do que muitos pacientes imaginam nem sempre podemos indicar a carga imediata. É importantíssimo uma criteriosa avaliação do profissional para que este tipo de tratamento tenha sucesso. Alguns pré-requisitos obrigratórios precisam ser preenchidos, tais como uma boa quantidade e qualidade óssea, adequado travamento, controle de hábitos parafuncionais e controle de doenças sistêmicas correlatas.
Vantagens/Desvantagens
A vantagem da carga imediata é poder devolver rapidamente a função e estética aos nossos paciente. Apesar da indicação ter aumentado consideravelmente ao longo dos anos – a medida que os sistemas de implante se modernizam – o risco de insucesso pode aumentar nos casos em que não é feita uma rigorosa avaliação pré-operatória pelo profissional executante.